top of page

BIOGRAFIA

Otavio_Premio Fenix_editado.jpg
OTAVIO SANTOS

Se destacando na nova geração de compositores brasileiros para cinema e televisão, Otávio Santos tem conquistado cada vez mais espaço e o respeito de diretores nacionais e internacionais. Entre seus projetos de maior destaque estão os longa-metragens Boi Neon e Divino Amor, ambos dirigidos por Gabriel Mascaro. Divino Amor, estrelado por Dira Paes, teve sua estreia no 2019 Sundance Film Festival, seguido do Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale 2019. Boi Neon – estrelado por Juliano Cazarré e Maeve Jinkings – foi vencedor de mais de 15 prêmios nacionais e internacionais, incluindo festivais como o 72º Festival de Cinema de Veneza, 15º Festival Internacional de Marrakesh e quatro prêmios no Festival do Rio 2015, tendo sido definido pelo site Screendaily como um filme “lindamente filmado e criativamente musicado”, e “repleto de uma encantadora trilha de Otávio Santos” (Revista Cinema Scope). Por este trabalho Otávio recebeu a indicação na Categoria Melhor Trilha Original no Prêmio Fénix de Cinema Iberoamericano 2016, na Cidade do México. Também participou na divulgação do projeto A Noite do Fogo - representante  do México no Oscar 2022.

Desde muito cedo interessado em música para filmes, Otavio decidiu se mudar para Los Angeles em 2009 para atender ao curso de Trilha Sonora para Cinema e Tv na University of California Los Angeles (UCLA), programa mundialmente reconhecido que tem como ex-alunos os compositores John Williams e Michael Giacchino. Durante os estudos, Otavio foi contemplado com a prestigiada BMI/Jerry Goldsmith Scholarship, oferecida anualmente ao aluno de maior destaque do programa.

 

Após a conclusão Cum Laude, Otavio foi convidado a trabalhar no estúdio do compositor canadense Trevor Morris – ganhador de dois Emmys pelas séries The Tudors e Borgias e atual compositor da série Vikings, além de ter atuado em filmes como Hulk e Piratas do Caribe – onde pôde vivenciar a intensa rotina de um dos mais ocupados estúdios de Hollywood na atualidade.

​

Desde que retornou ao Brasil, Otavio vem fortalecendo parcerias com diretores e produtoras nacionais, tendo composto para longas, documentários, séries, curtas e animações de âmbito nacional, como os projetos Irmãos Grael e O Nadador: a história de Tetsuo Okamoto, ambos para a ESPN Brasil, além de projetos vinculados à Globo e Canal Brasil, muitos dos quais podem ser encontrados em serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e Globoplay.  

 

Fora das telas, é compositor e arranjador da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica desde 2011. Trabalhou junto de Ivete Sangalo na trilha utilizada pela Seleção Brasileira de GR nas Olimpíadas Rio 2016, marcando um feito inédito no esporte nacional, sendo o primeiro compositor brasileiro a ter duas músicas especialmente compostas e executadas na mesma edição dos Jogos Olímpicos. Contribuiu também com diversas trilhas a serem utilizadas nas Olimpíadas de Paris 2024 pela Seleção Brasileira de GR individual e de conjunto.

​

Atualmente, Otavio se prepara para dar continuidade à sua carreira internacional em seu segundo longa-metragem americano, após a conclusão de seu Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas.  

FÉNIX

Prêmio

Iberoamericano

de Cine

MELHOR TRILHA ORIGINAL
Boi Neon

© 2024 Otavio Santos. Todos os direitos reservados. Trilha Sonora

  • Spotify
  • IMDb_Square
  • Instagram
bottom of page